Orientações para Cirurgia

Orientações cirúrgicas Pré- Operatórias

Esse espaço é para esclarecer possíveis dúvidas dos pacientes que irão se submeter a cirurgias com o Dr. Fernando Prudente

A maioria das cirurgias realizadas são ditas eletivas, cirurgias que por não se tratarem de uma urgência e ou emergência, devem ser programadas com antecedência, sendo necessário fazer uma bateria de exames. Desse modo, entramos para a cirurgia, da maneira mais segura possível. Minimizando assim, os riscos inerentes a todo procedimento cirúrgico.

 

Preparação para cirurgia

Uma vez recebido a indicação da cirurgia pelo Dr. Fernando Prudente, e estando sem dúvidas e confiante no procedimento a ser realizado, o paciente terá que realizar duas frentes de tarefas que podem ser feitas simultaneamente, necessárias para a realização da cirurgia.

  • Os exames pé operatórios + consulta com cardiologista (carta como o risco cirúrgico)

  •  Liberação pelo convênio

Exames pré operatórios

  • Exames de sangue (Hemograma completo, glicemia de jejum, ureia, creatinina, coagulograma, exame de urina)

  • Radiografia de Tórax

  • Eletrocardiograma

Além desses exames, de acordo com a necessidade de cada paciente, pode ser solicitado pelo cardiologista outros exames.

O cardiologista de posse de todos esses exames irá fazer uma carta relatório liberando o paciente para o tratamento cirúrgico proposto.

Uma dúvida muito frequente é o prazo de validade desses exames para a cirurgia, que são de 04 meses.

 

Liberação da Cirurgia

Para que ocorra a autorização da sua cirurgia é necessário encaminhar ao seu convênio a guia de liberação de procedimento cirúrgico. O médico auditor do convênio avaliará o procedimento proposto e autorizará a cirurgia.

Fique atento pois deverá ser autorizado pelo convênio o procedimento cirúrgico e todos os materiais de implante (OPME) solicitados.

(Alguns planos contratados apresentam restrições ao uso materiais para cirurgia (OPME), portanto esclareça suas dúvidas junto ao convênio)

Marcação da Cirurgia

Com todos os exames em dia, a carta do cardiologista e com a guia do convênio liberando o procedimento cirúrgico e todos os implantes solicitados, você deve entrar em contato com a secretaria para o agendamento da data da cirurgia.